Florianópolis Audiovisual Mercosul

Iniciou em 1997 como Seminário de Cinema e Televisão do Mercosul.

Tem sua denominação alterada, em 1999, para Florianópolis Audiovisual Mercosul.

Conta com dois eixos básicos: o Festival e o Fórum de Políticas.

O Festival já exibiu mais de 1600 filmes entre curtas e longas do Brasil e Mercosul, na suas Mostras competitivas e não-competitivas. É a oportunidade da população catarinense ter acesso a cinematografia de produção recente, com grande diversidade, representando as diferentes regiões do país do e Mercosul.

O Fórum Audiovisual do Mercosul é composto pelo Seminário de Cinema e Televisão do Mercosul e os Encontros que atende as diferentes áreas do Audiovisual, incluindo Sindicatos, Produtores e Diretores, Distribuidores e Exibidores, tratando da inserção do audiovisual como produto diferencial que integra a cultura de um país.

Circuito FAM de cinema

Conhecido estadualmente em Santa Catarina como Mostra Itinerante Pré-FAM, o circuito FAM de cinema é um intercâmbio dos filmes selecionados no FAM com espaços de exibição de filmes que promovem o cinema latinoamericano gratuitamente para suas comunidades. Há 6 anos consecutivos a Panvision realiza parcerias com diversas instituições de interesse cultural e, em particular, cineclubes para decentralizar o acesso a filmes consagrados no FAM e prestigiar o trabalho das entidades e grupos que promovem iniciativas culturais fora da capital catarinense. O circuito FAM de cinema tem também duas outras vertentes. A curadoria de mostras especiais para outros festivais e indicação de filmes para compor a grade de exibição dos eventos parceiros; E a garante de espaço dedicado às mostras dos premiados do FAM em sua composição completa em festivais internacionais.

Trilhos históricos

Produção de documentários, em vídeo digital, sobre a importância histórica, sociocultural e econômica das estradas de ferro em Santa Catarina. Transcende ser um meio de transporte, inscrevendo-se como um verdadeiro instrumento de colonização, favorecendo toda a atividade empreendida ao longo de décadas.

Os trilhos e as estações de ferro foram fundamentais na vida social e cultural dos habitantes da região. Como elemento de integração e progresso, articulando lugares e pessoas e promovendo a circulação de mercadorias, as estações tornaram-se um centro dinâmico.

Oficina de capacitação - A Criação Transmídia

A segunda oficina do Programa Mercosul Audiovisual, com financiamento da União Européia e MERCOSUL, oconteceu no Brasil, na cidade de Florianópolis, nos dias 16 a 18 de junho de 2012. Entitulada “A criação transmídia – produção audiovisual no conceito transmídia” a oficina de 3 dias, com total de 24h de atividades, contemplou 30 profissionais de Pequenas e Médias Empresas do Setor Audiovisual com atuação no Mercosul.

A oficina se desenvolvou integrada ao festival de cinema 16º Florianópolis Audiovisual Mercosul, realização da Associação Cultural Panvision. As inscrições e a oficina foram gratuitas.